Páginas

terça-feira, 29 de março de 2011

História do Lugar Onde Vivo

Herval
Situado na Encosta do Sudeste, linda ao Sul com Jaguarão e República Oriental do Uruguai, ao Leste com Arroio Grande e Pedro Osório, ao Oeste com Candiota, Hulha Negra e República Oriental do Uruguai, ao Norte com Piratini e Pinheiro Machado. O nome da cidade origina-se da erva-mate encontrada em abundância nas matas quando da sua colonização. Na época erva era grafada com "h"
Pinto Bandeira, fixou a guarnição militar nas nascentes do Arroio Grande porque, naquele lugar, rodeado de cerros, podia ser inexpugnável, considerando as armas da época.

Desse acampamento nasceu a base militar da Coroa Portuguesa. Dessa base, partiam as cavalarias para defender o território contra ataques dos espanhóis, para conquistar e assegurar a posse das terras onde hoje está demarcada a fronteira com o Uruguai e nas lutas contra Rosas, Oribe e Solano Lopes.

Posteriormente, o povoado foi transferido para a nascente do arroio Herval.

Em 1823 teve início a construção da igreja Matriz , no local atual.

Bonifácio José Nunes é considerado o fundador da cidade. Liderou e, juntamente com José da Silva Tavares, José Teixeira Pinto, Antônio dos Santos Abreu e Antônio Madruga de Bittencourt se constituíram em sociedade para adquirir o terrento onde estava edificada a povoação e o doaram à Irmandade de Nª Sª da Conceição.

No dia 18 de janeiro de 1825 a povoação foi elevada a freguesia, elevado a município em 04 de maio de 1871. A sede foi elevada a vila 20-05-1881 e a cidade em 02 de março de 1938.

A data comemorativa do município, é dia 18 de janeiro.

Símbolos do município: Segundo a Lei Orgânica, são símbolos do município a erva-mate, o quero-quero, a Bandeira Municipal e o Brasão de Herval.
Aspectos Culturais:
Anualmente é realizada a FEJUNAHE – Festa Junina de Herval – consagrada ao padroeiro da cidade, São João Batista. Há fogueira, quermesse e dança na praça.
A partir deste ano é realizado o festival Quero-Quero de música, no Ginásio de Esporte. O primeiro evento foi um marco na história musical da cidade.
Na semana do município, em janeiro, é realizada a Cavalgada da Integração dos piquetes do CTG Minuano. A chama crioula é acesa em um local histórico e percorre vários outros nos dois dias de duração. Ao meio dia e à noite há paradas para descanso em pontos estabelecidos.
Na Semana Farroupilha, a organização da cavalgada é do CTG, que parte de locais determinados. Em ambos os casos, todas as noites da semana são realizadas as rondas da chama crioula a cargo de entidades do município, com chimarrão, música, poesia, danças, causos, cantos, declamações e danças ao som de sanfonas e violões e outras atrações, enquanto pratos tradicionais da culinária campeira são preparados.
Atividades sociais e esportivas
Há o Clube Comercial que promove bailes e discotecas.
O CTG Minuano realiza fandangos e rodeios.

Há um Ginásio Municipal de Esportes, inaugurado em 1999, onde foi realizado o 1º Canto do Quero-Quero e serve para a prática esportiva e principais eventos do município.
A Piscina com água corrente, situada em um vale entre dois cerros.
Sobrado .
Na sua passagem por Herval, D. Pedro II bateu com a cabeça no marco da porta. O proprietário, Astrogildo Pereira da Costa, o Barão de Aceguá, envergonhado prometeu ao imperador que mandaria construir outra casa com as aberturas mais elevadas para que tal fato não acontecesse em sua próxima visita. Os atuais moradores do sobrado, descendentes do Barão, ainda conservam objetos antigos a ele pertencentes.
Cerros do Herval. Seqüências de cerros que circundam a cidade e que serviam de proteção ao acampamento que deu origem à cidade de Herval. Em um deles estão instaladas as torres de TV, telefones fixos e celulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário