Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013



Museu Virtual da Escola Muncipal Padre Libório Poersch

                                                                         


No ano de 1969, o então prefeito Walter Neves Ferreira, preocupado com a situação das famílias que eram consideradas uma classe miserável, vivendo em ranchos sem água ou luz, e sem acesso ao estudo, tornado-se alvos da exclusão social, disse, numa conversa à Professora Marta, que se ela conseguisse alunos , ele fundaria uma escola municipal. Naquela época esta escola foi implantada como zona rural, pois até então só existiam a Escola Estadual, o Colégio de Freiras e o Grupo Escolar Minervina Rodrigues da Silva.
Ela foi fundada em 30 de Junho de 1969, com o nome de “Escola Municipal Araújo Abreu”, em homenagem à um Ex-Prefeito de nossa cidade e graças a Professora Marta Maria Coelho Veleda, que saiu às ruas à procura de alunos juntamente com uma amiga.

O prédio inicial funcionava em um rancho emprestado, não tinha energia elétrica, água e muito menos banheiros.

Dois anos mais tarde o governo federal disponibilizou subsídios para a construção do prédio de alvenaria, e a prefeitura comprou o terreno. A comunidade do entorno teve papel fundamental para a construção do prédio de maneira voluntária, visto que necessitavam com urgência e com a ajuda da LBA(que era precedida pela primeira dama da época Sra. Arinda Ferreira) que proporcionou às mães um curso de corte e costura e o material para confecção dos uniformes, possibilitando aos alunos irem à inauguração da escola em março de 1971. A escola foi batizada com o nome “Marechal Arthur Costa e Silva, o então presidente da República que liberou a verba para a construção da escola.

Com o passar dos tempos as crianças foram chegando e a escola foi se transformando visivelmente tanto na infraestrutura, quanto na escolarização, sendo acrescida a 6ª série, de acordo com o Decreto de reorganização 45/87.

A partir de 1980 assumiu o governo municipal Ottoni Amaro da Silveira que constatou a falta de espaço na escola e então construiu 4 salas de aula e 3 banheiros, implantando assim o ensino fundamental completo (8ª série), devido à grande demanda dos alunos.

Em 25 de março de 1990, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal
Arthur da Costa e Silva passou a se chamar Escola Municipal de 1º Grau Padre Libório Poersch, em homenagem à Padre Libório Poersch, que exerceu Ministério Sacerdotal em Herval de 1944 até sua morte em 28 de fevereiro de 1990.

Em 1997 com o prefeito Rubem Dari Wilhelnsem, foi construída a quadra de esportes, sonho da comunidade escolar.
Em 1999 de acordo com o Decreto 024/99 foi alterada a designação para Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Libório Poersch.

Em 2010 devido à grande procura de vagas o atual prefeito Ildo Roberto lemos Sallaberry construiu um auditório, reformou o refeitório e a cozinha, construiu 5 salas de aula e área de recreação, e fez uma reforma geral em todo prédio, que também teve a colaboração dos diretores que por aqui passaram.
O problema enfrentado na minha escola parceira é a falta de uma assistente social, função esta que serviria de ponte entre a escola e a comunidade que a rodeia.
O papel do assistente social é intermediar, conversar com ambas as partes e resolver os problemas tanto dos alunos e professores como dos pais e colaboradores da escola. O assistente social pode realizar ações comunitárias junto à comunidade com o intuito de prevenir à escolaridade obrigatória, ajudar os alunos no desenvolvimento social, ajudando-os na escolha de sua futura profissão, que ramo de atividade pretendem seguir no futuro.
A ajuda de um assistente social na escola e no entorno e de vital importância para a comunidade, pois os alunos teriam a ajuda de uma pessoa especializada e que poderia guiá-los e colocá-los no caminho certo, como se diz dá o rumo certo para cada aluno. Eu como futura docente poderia dizer para um aluno que faculdade ele deveria fazer, mas com certeza não seria uma opinião especializada, apenas estaria dando uma opinião, pois não tenho os meios, não estudei para dar o apoio necessário que ele precisa.
Outra questão muito importante que enfrentamos na nossa comunidade é o êxodo escolar, cada vez mais as crianças abandonam a escola logo nas primeiras séries e isso é um assunto que deve ser tratado com muito cuidado e não só com os alunos, é um assunto que envolve toda a família, porque na maioria das vezes são obrigados a abandonar a escola para trabalhar e ajudar com as despesas da casa.
A violência na escola é outro assunto de suma importância, cada vez mais vemos crianças sendo agredidas por colegas e até mesmo professores sendo agredidos por alunos.
O objetivo é que cada vez mais possamos ter alunos com uma melhor qualidade de ensino, que estejam cada vez mais preparados para enfrentar uma faculdade e que saibam o que pretendem para o futuro,
Fazer a integração da família no meio escolar é fundamental. Os pais tem que participar da vida escolar do filho de alguma maneira, sendo como amigo da escola, ou simplesmente aquele que vai a escola nas reuniões, mas que seja participativo.
A Escola Padre Libório Poersch está sempre realizando tarefas onde tem a participação dos alunos e da comunidade em geral, principalmente envolvendo alunos/pais/professores.
Um exemplo é o Ecart 


Banda Municipal:



Invernada Artística:



Oficinas de Educação e Meio Ambiente:


Semana Nacional do Trânsito, mais um projeto da Escola:




Nenhum comentário:

Postar um comentário